DALI

Solução de controle de iluminação DALI

O protocolo de comunicação DALI é um sistema que torna o uso da luz nos ambientes mais dinâmico. Trata-se de um protocolo universal que usa a tecnologia para fazer o gerenciamento da iluminação. Todos os equipamentos desenvolvidos para esse conceito podem se comunicar entre si, independentemente de sua marca ou procedência e possui comunicação bidirecional, sua atuação vai além dos comandos enviados aos componentes da iluminação. Isso porque o controle central recebe diversos dados do sistema, para que haja essa troca de informações, ele é composto por dispositivos como o dimmer, programação e os sensores de luz e movimento. Com ele, então, é possível apagar as luzes automaticamente quando um ambiente estiver vazio ou regular a iluminação para que a luz do dia seja aproveitada de forma inteligente.

O DALI é totalmente digital e pode ser facilmente adaptado a diferentes projetos luminotécnicos. Uma de suas principais características é a capacidade de controlar as luzes a partir de um dimmer. Como o protocolo permite que os diferentes pontos do sistema troquem informações entre si, a automação se torna altamente personalizável.

Uma das grandes vantagens desse sistema, é o fato de ele permitir uma instalação em que diferentes marcas de reatores, sensores e luminárias interajam entre si e a redução de consumo de energia. Pode ser, que algumas salas aproveitem mais a luz do dia do que outras e as mesas mais próximas das janelas precisam de menos iluminação. Nesse caso, o sistema pode ser regulado para consumir menos energia elétrica nesses locais.

Não se pode manter todas as luminárias da empresa acesas o tempo todo. Por outro lado, não é possível acendê-las uma a uma com interruptores. Com o DALI, é possível programar o sistema para que ele seja acionado apenas no horário em que as atividades do local têm início. Isso pode, ainda, ser dividido por ambiente.Ademais, pode-se gerar um relatório de qual foi o consumo de energia em um setor ou em um grupo de luminárias durante determinado período. Dessa forma, é mais fácil adequar a programação às necessidades.

A instalação do DALI utiliza apenas um par de fios sem polaridade para interligar todos os reatores. Ou seja, o mesmo par de fios passa por todos os drivers de forma independente da ligação elétrica do driver.

Assim, apenas um par de fios chega à central de comando — e ele pode ser conduzido por qualquer eletroduto, pois não sofre interferência de fios elétricos, de cabos lógicos de dados ou de telefonia. Com isso, tudo é simplificado, inclusive eventuais manutenções.

No sistema tradicional, por sua vez, cada driver dimmerizável é ligado à central de comando por um par de fios polarizados. Isso significa, por exemplo, que 300 drivers requerem 300 pares de fios polarizados ligados à central!

Desligar a iluminação em ambientes desocupados é a forma mais simples de reduzir o consumo de energia. Outra possibilidade de economia é a utilização da luz artificial somente onde não houver iluminação natural suficiente — nos outros casos, pode-se aproveitar a luz gratuita do sol.

Trata-se, portanto, de uma solução inteligente que está de acordo com as mais recentes necessidades do mercado. Logo, apostar na iluminação industrial com protocolo de comunicação DALI pode ajudar a organização a fazer um uso mais eficiente de recursos.

Segue abaixo uma solução utilizando a comunicação DALI

Link

Gerencie a Energia de sua planta ou processos para otimizar custos – Café Digital – Phoenix Contact

Acesse o Café Digital Phoenix Contact e garanta já a sua vaga em nosso Webinar – Link